Exposição "Viagem à India - trabalho e estética masculina"

Nesta quinta - 03/10 - das 15 às 21h, a H-AL recebe a exposição da fotógrafa Cris Scutti. Um apanhado de retratos de homens indianos em seus afazeres domésticos. Impressões em Fine Art, cores fortes e uma estética masculina peculiar.




Primeira parada, Dubai. Cidade que encanta pela arquitetura ultramoderna, de avenidas largas e skyline repleto de arranha-céus. Ela é bem abastecida de shoppings de luxo, de clima pasteurizado. Tem tecnologia de ponta, que constrói ilhas artificiais e faz águas dançarem.

Foi breve, mas não menos impactante. Logo a Cris Scutti chegou na Índia, seu destino.

Que contraste! Da organização ao caos, num curto espaço de tempo. Foi um mergulho vertiginoso no clima denso, barulhento, colorido, repleto de cheiros e de movimento desvairado, que tão bem caracteriza a Índia. Um universo onde o sagrado e o profano andam juntos e, às vezes, tocam-se. Um cotidiano repleto de idiossincrasias, onde tudo se mistura...

Na análise do material imagético, no qual eu tive a honra de ser convidada a fazer, sobressaiu uma questão que eu não estava acostumada a ver no trabalho fotográfico da Cris e, por isso, tornou-se tão interessante. Na Índia, ela se voltou para o universo masculino, notadamente a estética e o trabalho.

No trabalho se observa a relação do homem com a rua e com os seus pares. O trabalho dignifica, afirma poder ou é apenas uma forma de distribuição dessa sociedade tão peculiar, de acordo com as condições sociais de cada um?

Talvez por não haver muita distinção entre espaço público e espaço privado, uma certa afetividade é revelada e chama a atenção do olhar por trás das lentes, propiciando à fotógrafa uma experiência de paradoxo, entre àquela e a sua própria cultura.

Também é na rua que estão os signos que compõem uma estética masculina de cuidado com a própria imagem e afirmação da sua potência, que se revela nas roupas e na maneira de se vestir, no uso de lenços e turbantes, bem como na importância do cultivo da barba e do bigode.

Então, fica o convite para perceber a Índia através do olhar afetivo da Cris!

Curadora: Deborah Vons


Serviço:

Exposição "Viagem à India - trabalho e estética masculina" de Cris Scutti

De 03/10 - 03/11

Abertura: 03/10 das 15-21h

Al. Prudente de Moraes, 445

0 visualização