011

 

{

querido Franz,

 

Mostrar Mais

}

Querido Franz,

 

Tenho pensado em você nesses dias e concordado com a sua visão de como as coisas são. Te vejo mártir - por mim - e rogo a ti 3 vezes: "metamorfoseia-me em bicho-roupa-homem!". Se no inverno, casacos de mim. Tenho me questionado: "será que se fizesse algum sentido, eles gostariam mais"? Querido Franz, em algum momento, eles devem ter esquecido de "querer ver algo além do que sempre viram". Eles só sabem que a grafia correta é "vir". Eu penso que nem necessário seria escrever, apenas verdadeiramente "ver" e apreciar, e interiorizar e da próxima vez ter o que... O que é que eles de fato têm? Querido Franz, Metamorfoseia-me! Todos tiranos, regentes, reis, deuses, porcos e ignorantes. O senso deles é comum e para o "senso comum", nós, nada somos. Te pergunto de novo: "se fizesse algum sentido, eles entenderiam?"

 

Com amor,

Alexandre

 

Como nas histórias por ele contadas, transpostas aqui em páginas. Como o pensamento por ele questionado - roupas aqui carregadas. Não tenha medo de como os outros verão você, tenha medo sim do que você vê quando fecha os olhos. Para o Franz, "quem possui a faculdade de ver a beleza não envelhece."

estrelando: Marina Ferreira e Lano / beleza: Thifany F. / fotos: Gio Soifer / vídeo e textos: Alexandre Linhares / voz off: Barbara Fingerle Ramina e Alexandre Linhares / demais de agradecidos ao Dan Grinplastch!

Numa madrugada de muito trabalho ao som do audiobook de "A Metamorfose" de Franz Kafka, surgiu uma grande admiração e identificação com sua vida e obra. Começa a pesquisa com resultados fascinantes. Emocionado ao ler "Carta ao pai", ainda com os pêlos arrepiados desejei que ele me ouvisse e lhe escrevi uma carta, quase íntima, querido Franz, ... Mais uma coleção com trabalho fotográfico incrível da Gio Soifer, ambientada em uma grande construção que no fundo, apesar de todos os aspectos agregados, resume-se a tijolos e concreto. Abaixo de nossa carapuça, sempre o mesmo osso e o mesmo sangue vermelho nas minhas e nas suas... Tudo isso resulta em um vídeo estrelado por Marina Ferreira e Lano, este o 1º modelo da Heroína e ambos parceiros de longa data, e com narração em português do Alexandre Linhares e em alemão de Barbara Fingerle Ramina. O alemão preserva a língua-mãe do escritor.