top of page

Figurino "Planeta Fome" de Elza Soares

Elza Soares veste figurino H-AL, construído com mais de 2 mil alfinetes.

Tivemos a alegria do convite para construir o figurino para o lançamento do novo trabalho da cantora Elza Soares. "Planeta Fome" foi lançado nesse domingo (29/09) no Rock in Rio.


Palavras da Elza Soares:

"Um dia descobri que cantava O meu filho mais velho João Carlos estava morrendo e eu já tinha perdido 2 filhos e não queria perder mais um. Eu não tinha dinheiro pra cuidar do meu filho e ouvi no rádio que o programa do Ary Barroso de calouros Nota 5, estava com o prêmio acumulado. Não sei como, mas eu sabia que ia buscar esse prêmio! Fiz a inscrição e me avisaram que eu precisava ir bonita. Mas eu não tinha roupa nem sapatos, não tinha nada! Então, eu peguei uma roupa da minha mãe, que pesava 60kg e vesti, só que eu pesava 32kg, já viu né? Ajustei com alfinetes. Tudo bem que agora é moda né? Hoje até a Madonna usa, mas essa moda aí fui eu que comecei viu? Alfinetes na roupa é muito meu, é coisa de Elza! No pé coloquei uma sandália que a gente chamava de “mamãe tô na merda”, e fui! Quando me chamaram, levantei e entrei no palco do auditório. O auditório tava lotado, todo mundo começou a rir alto debochando de mim. Seu Ary me chamou e perguntou: - O que você veio fazer aqui? - Eu vim Cantar! - Me diz uma coisa, de que planeta você veio? - Do mesmo planeta seu Seu Ary. - E qual é o meu planeta? - PLANETA FOME! Daí, todo mundo que estava rindo viu que a coisa era séria e sentaram bem quietinhos. Cantei a música Lama. O Gongo não soou e eu ganhei, levei o prêmio e meu filho está vivo até hoje, graças a Deus! De lá pra cá, sempre levo comigo um Alfinete. Naquela época eu achava que se tivesse alimentos pros meus filhos, não teria mais fome. O tempo passou e eu continuei com fome, fome de cultura, de dignidade, de educação, de igualdade e muito mais, percebo que a fome só muda de cara, mas não tem fim. Há sempre um vazio que a gente não consegue preencher e talvez seja essa mesma a razão da nossa existência. E é disso que se trata "PLANETA FOME", é essa a história que os talentosos Alexandre Linhares e Thifany F. conseguiram contar nesse figurino. Está MARAVILHOSO, não está? "



Foi um processo bem intenso de produção, iniciamos os trabalhos em fevereiro, criamos dois projetos, até chegar no projeto final. Maneiras de bordar, sequência dos alfinetes, armações de arames para os ombros, macacão de lycra e bordados soltos para as pernas e braços. Nas fotos acima, um pouco desse processo.


Após finalizar o figurino da Elza, iniciamos o processo do figurino da banda. O briefing era: "tudo amarelo!" Então, iniciamos a busca pelo amarelo. "Setembro Amarelo", muito significativo. Com muito carinho seguimos nesse processo visualizando todos os seres que por vezes podem desistir de seguir, e assim foi a nossa motivação, que todos os seres sejam lúcidos e amorosos!

Os tecidos foram malhas, neoprene, tule e moletom. Teve macacão, saias, camisetas. Teve concêntrico, reaproveitamento, outdoors, camadas. Trouxemos o olhar da ação e reação, das camadas que escondem o sutil, e as folhas que encontramos no caminho. 6 músicos, 13 peças, e o nosso coração em cada uma delas.

E nas fotos abaixo, um pouco da obra completa!




Equipe H-AL produção figurino Elza Soares:

Direção criativa - Alexandre Linhares e Thifany F.

Estagiárias - Caroline Kleina, Kamila Sgaria, Mariana Midori


Equipe H-AL produção figurino banda "Planeta Fome":

Direção criativa - Alexandre Linhares e Thifany F.

Estagiárias - Luisa T. Wagner, Thammy L. Faria


1.289 visualizações0 comentário
bottom of page